Rede de Jovens - Nossa Mente "O Campo de Batalha"

Palavra Ministrada na rede de jovens dia 18 de Agosto de 2012
O que leva uma pessoa a tentar superar seus limites, o que faz de uma pessoa um campeão, um vencedor naquilo que se propõem fazer.
A pouco tempo vi um vídeo secular onde um Mágico/Ilusionista David Blaine faz um relato sobre um recorde que ele atingiu. Ficar sem respirar durante 17” e 04’ (dezessete minutos e quatro segundos). Nesse relato ele conta toda a trajetória de treinamentos, suas frustrações com tentativas mal sucedidas, em fim, tudo o que se passou antes que ele atingisse seu objetivo, que era superar um recorde de 13” e 40’ (treze minutos e quarenta segundos).
Uma das coisas que me intrigou no relato de David era a motivação dele, “Simplesmente ser o melhor no que fazia”, ou seja, ele não queria agradar a ninguém a não ser ele mesmo.
E é sobre isto que eu quero falar, Sobre como David atingiu tal façanha?
Vemos que tudo começa à partir de um “Pensamento”, ou seja, tudo começa na “Mente”. Uma pessoa que estuda para passar em um concurso público, primeiro colocou em sua “Mente” a certeza de que conseguiria passar. Um Atleta não entra em uma competição com o pensamento de participar e sim de ganhar, desta forma ele colocou em sua “Mente” o pensamento de Campeão.
Tudo o que projetamos e se propomos a fazer se inicia na “Mente”, e depois sim o fazemos.
A Mente é um dos maiores “Campos de Batalha” que nós podemos imaginar. Pois é de lá que fluem tudo o que você vai fazer. Loucura isto, batalhar dentro de você, e os lutadores são você e você mesmo.
No exemplo que citei, David Blaine, simplesmente pos na cabeça que conseguiria superar o Recorde de Apneia (Ficar sem respirar em mergulho por tempo prolongado) e foi atrás de seu objetivo, ou seja, ele primeiro decidiu em sua mente que conseguiria atingir o objetivo, não importava como, mas que ele conseguiria. Ele travou a maior guerra em sua mente, durante o período que estava mergulhado, quando o seu corpo não aguentava mais. Sua mente estava abastecida de informações sobre como fazer, onde fazer, de que forma fazer, quais as possibilidades, quais os riscos, os danos, ele havia estudado tudo sobre o assunto, tinha se preparado, portanto nessa guerra ele tinha argumentos (armas) para negociar com o corpo e conseguir seu objetivo.
Nas nossas vidas é da mesma forma. Travamos nossas maiores batalhas na nossa mente, e devemos nos municiar das armas certas para vencermos esta batalha. Mas como fazer isso? Alimentando a nossa mente com as informações certas.
Passamos todo o nosso tempo ouvindo, vendo, tocando, sentindo, com esses mecanismos de entrada a nossa mente se abastece de informação, um cheiro, um som, uma imagem, tudo isso fica armazenado em nossa mente, e é com essas informações que argumentamos com o nosso corpo. Com essas informações respondemos ao que sentimos, vemos, tocamos e ouvimos, respondemos com sinais corporais, falamos, cantamos e tocamos.
Se você ouve determinada música, naturalmente que você à cante em seus momentos de distração. Se você vê determinado vídeo, é natural que você comente sobre o que viu ou o que leu.
Então não desperdice o seu tempo com aquilo que não vai te preparar para a batalha.
Em Romanos 12:2 o Apostolo Paulo nos instrui a Renovar a nossa “Mente”, para que possamos ser capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
O que ele está dizendo é o seguinte: Cuidado com o que você vê, Lê, escuta, toca, senti, tudo isso vai servir de argumento na sua mente. Veja mais Pregações, ouça mais Louvores, sinta o Espírito Santo, Ame a seu próximo, e o mais importante, Leia a Palavra de Deus. Fazendo isto você estará se armado para travar qualquer guerra em sua mente e sendo vitorioso em Cristo Jesus.
“Mais Renovai a vossa Mente”
Hildivan Freitas
Líder da Rede de Jovens Fruto Radical

Fotos do Evento: