MRM - Decepção gera Morte


DECEPÇÃO GERA MORTE


Jonas 1:1-4

Jonas foi chamado por Deus para levar uma revelação para a cidade de Nínive, porém ele rejeitou esse chamado e tentou fugir da presença do Senhor, fugindo para Társis. Deus, de quem ninguém se esconde, mandou uma tempestade e os marinheiros que estavam no barco de Jonas ficaram assustados. Resolveram tirar sortes e a sorte caiu sobre Jonas, que foi atirado ao mar, fazendo com que a tempestade cessasse (Jonas 1:14 e 15). Jonas, ao cair no mar, foi engolido por um grande peixe enviado por Deus.
No interior do peixe Jonas se arrependeu do que havia feito e fez uma oração que moveu o coração de Deus. Ao terceiro dia ele foi vomitado em terra e decidiu cumprir o chamado do Senhor para a sua vida: pregar em Nínive.
A pregação de Jonas trouxe arrependimento ao povo ninivita, que se vestiu de pano de saco e cinza (tanto o rei, como o povo, e até mesmo os animais). Ao terminar de pregar, Jonas se posicionou para ver a destruição daquela cidade, porém não foi isso que aconteceu. Deus se arrependeu do mal que iria fazer àquele povo e decidiu por salvar aquelas pessoas. Isso deixou Jonas desapontado e furioso com Deus, pois suas expectativas (a destruição de Nínive) não foram atendidas.
Muitas vezes nos decepcionamos com as pessoas pelo simples fato de termos opiniões diferentes ou por um mal entendido. Decepcionamos-nos porque um amigo nos chateou, nos fechamos, ficamos abatidos e no nosso coração começa a ser gerada a morte. Ou pior, nos decepcionamos com Deus, achando que Ele tem que fazer as coisas à nossa maneira, o que definitivamente não é verdade. As nossas decepções nos levam a deixar de lutar e com isso perdemos as nossas bênçãos. A decepção é uma grande barreira, pois gera feridas na nossa alma.
E se Jesus fosse se importar com todas as decepções e traições que Ele viveu na terra? Será que Ele teria morrido por nós, que o decepcionamos todos os dias? Jesus é e sempre será o nosso exemplo, pois Ele não desistiu de ir a cruz, mesmo que fosse para salvar um povo falso e pecador como nós.
Temos que focar os ensinamentos de Jesus e não deixar as decepções nos pararem. Precisamos aprender a entregar a dor nas mãos de Deus e confiar Nele. Precisamos pedir que Deus nos ensine a perdoar constantemente o nosso irmão, pois ele constantemente irá nos decepcionar. O perdão é a fórmula que nos faz quebrar barreiras, subir montanhas e vencer os monstros que nos afrontam.
Confie em Deus e não deixe as decepções frustrarem o seu crescimento e a sua vida. Tenha uma vida abençoada através da força do Senhor!

MRM – MOMENTO RENOVA MENTE
EDIFICAÇÃO PARA O JOVEM CRISTÃO

Palavra ministrada pela jovem Aline Alves na célula do dia 07/04/2012.