Rute 1:1-18
A ESCOLHA QUE FEZ A DIFERENÇA
Rute era nora de Noemi, sendo assim, a única coisa que a ligava a Noemi era o esposo. Vemos, nesse trecho, que ambos os filhos de Noemi morreram, deixando assim Orfa e Rute viúvas. Elas não tinham obrigações com aquela família, poderiam voltar para suas casas e constituir nova família, com novos maridos. Isso, de fato, foi o que Orfa fez.
Rute, porém, teve uma atitude diferente, que chegou a assustar Noemi: ela decidiu ficar ao lado de sua sogra, independente das circunstâncias que as rodeavam. Ela fez um compromisso que poucos teriam coragem para fazer (v. 16 e 17).
Por causa desse comprometimento Rute encontra diversas portas abertas à sua frente. Com a ajuda de Noemi ela consegue trabalho em uma época difícil, faz amigos em uma terra diferente, conquista um novo marido – Boaz, e tem seu nome escrito na linhagem de Jesus Cristo.
Rute poderia ter voltado para casa, assim como Orfa fez. Nada a impediria. Porém, ela comprometeu-se com Noemi, não visando o lucro – pois ela não sabia que conquistaria tudo o que conquistou. Ela comprometeu-se por AMOR! Precisamos ter esse tipo de comprometimento com a igreja, com nossos pastores, com nossos pais, com nossos líderes – que são pais espirituais, e, principalmente, com Deus. Deus honra aqueles que são fiéis, que não abandonam.
Por vezes Deus nos coloca em situações que nos levam a escolhas. Em muitos desses momentos decisivos a escolha de abandonar e voltar vai parecer a melhor opção, mas saiba que nesse momento Deus está testando a sua fidelidade. A melhor maneira de ser aprovado é persistindo ao lado da pessoa, ou da obra, que Deus te deu. Se ela está na sua vida, há uma razão.
Um momento de decisão foi apresentado à Orfa e Rute: voltar para casa e reconstruir a vida ou seguir com Noemi para Belém e enfrentar o desconhecido? A razão de Noemi estar na vida de Rute era levá-la até Belém e ajudá-la a conquistar Boaz para, assim, fazer parte da linhagem do Messias. Mas ela poderia ter desistido e deixado de viver essas conquistas. Tudo dependeu da escolha que ela fez.
Não sei qual a razão do seu líder ser o seu líder, do seu pastor ser o seu pastor ou dos seus pais serem os seus pais. Mas de uma coisa eu tenho certeza: eles te ajudarão a conquistar os sonhos de Deus para a sua vida. Não os abandone!
Texto: Edilene Freitas